Noroeste ressignifica o conceito de viver
Brasília ganhou destaque nacional com a construção do primeiro bairro ecológico de todo o Brasil: o Noroeste. Idealizado por Lúcio Costa em seu projeto de expansão arquitetônica da cidade “Brasília Revisitada”, o novo setor ressignifica o conceito de morar e viver bem em Brasília ao priorizar em seu planejamento, a qualidade de vida de seu moradores e a sustentabilidade ambiental.
Para que se mantenha o conceito de bairro ecológico, foi estabelecido um Plano de Gestão Ambiental de Implantação desde a sua concepção. Este “manual” foi elaborado pela Terracap em conjunto com as diversas áreas governamentais voltadas à preservação do meio ambiente e planejamento urbano da cidade.
No projeto de urbanização foram implementadas diretrizes para o conforto e desempenho energético. Tudo com foco no consumo moderado de energia, contribuindo para um céu mais limpo e menos poluentes no ar da Capital Federal.
As quadras apresentam ainda uma configuração semelhante às famosas superquadras de Brasília. Mas apesar de possuir aspectos semelhantes às outras regiões da cidade, sua estrutura marca um novo episódio na existência dos bairros residenciais locais somando o equilíbrio real entre arquitetura e urbanismo.
Em sua concepção também cabem espaços que incentivam a prática de atividades físicas, esportivas e de convivência, tais como o planejado parque Burle Marx, concebido no coração do bairro, que será o segundo maior do DF, além de largas ciclovias e coopervias que estão sendo instaladas ao lado da vegetação de forma estudada, para que a natureza não seja prejudicada.
As áreas residenciais com estrutura de comércio intercalado a cada duas quadras, são diferentes do modelo utilizado nos outros setores (como nas Asas Sul, Norte e sudoeste).
O comércio não possui o formato de lojas internas e externas às quadras, e foi estrategicamente pensado para atender da melhor forma os moradores e comerciantes. Os prédios comerciais estão instalados entre as avenidas e se distanciam um pouco das áreas residenciais.
Fonte: Emplavi